O Kung Fu
Kung Fu significa habilidade. Mas como um nome tão genérico pode transliterar o nome de uma arte? Simples a arte do Kung Fu é muito mais que lutar, antes de tudo é estar num estado de auto perfeição. Toda filosofia imbuída no Kung Fu tem como objetivo a realização de um ser pleno correto e digno de si. A disciplina e a forma de pensar exclusiva do Kung Fu, faz dele uma arte excelente para a alma. Daí o monastério de shaolin utilizar dessas práticas para aperfeiçoar o estado mental. A idéia é poder treinar a mente através do treinamento do corpo.
O Kung Fu tem sua origem há mais de 5000 anos e pode ter originado diversas artes diferentes.
Há muito tempo um mestre indiano foi para a China com o intuito de reorganizar a forma de ensinamento, pois o budismo na China era salvacionista e diferente dos preceitos de Sakiamuni (o Budha). Chegando lá, ele encontrou monges em péssimo estado devido às longas horas de meditação. Como ele era filho de reis na Índia, tinha conhecimento marcial, mais precisamente de Vajramushti, então ele decidiu organizar uma forma de treinamento corporal que pudesse beneficiar a mente. Mais tarde ele sistematizou essa forma de treinamento, que é conhecido como chan ou zen no Japão. Depois o Kung Fu tornou-se uma prática muito constante no monastério. Os monges do alto escalão aprendiam uma técnica mais avançada.
Com a destruição de shaolin, muitos monges sobreviventes se espalharam pela China e criaram novos estilos que por sua vez deram origem à mais de 400 estilos diferentes. Daí o Kung Fu possuir diferentes aplicações de acordo com a região.
O Kung Fu possui cerca de 108 armas, mas no entanto nem todos os estilos posuem todas as armas e ainda há estilos que nem armas tem.
O Wushu
Wushu significa arte marcial. Se Kung Fu é habilidade podemos entender que Wushu é a parte marcial do Kung Fu.
No século XX o governo chinês decidiu popularizar a cultura chinesa pelo mundo, esse projeto incluia a arte marcial chinesa como uma excelente forma de popularizar a China, inclusive questionava-se a possibilidade de torná-lo uma arte olímpica. Uma vez que existem centenas de estilos de Kung Fu, foram convocados diversos mestres
para fundir técnicas de diversos estilos, dessa forma o Wushu pode ser considerado uma espécie de miscelânea, incluindo até técnicas de boxe ocidental nas técnicas.
Mas o Wushu é como um outro estilo de Kung Fu diferindo apenas no seu contexto na história. Ele possui katis, armas e formas livres e campeonatos dessas diferentes formas. O campeonato de formas livres é composto por uma arena elevada e dura três assaltos de três minutos é válido praticamente tudo sendo possível até mesmo o arremesso do oponente para fora da arena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário